sexta-feira, 2 de julho de 2010

Para quem quer entrar na era 3D

Só os mais puristas ou os mais alienados não perceberam ainda que o ano de 2010 está sendo um ano chave para o desenvolvimento da utilização de imagens em 3 dimensões. Eu por exemplo, comecei a perceber isso só depois de ir ver AVATAR no IMAX em 3D. Foi uma experiência e tanto, mas no começo eu achei que iria se restringir a aquilo apenas... ledo engano, só esse ano nos temos mais de 7 grandes produções, entre ficções e animações que seguem o formato estereoscópico, como ele é tecnicamente chamado. Até ai tudo bem, o mercado cinematográfico tende a aproveitar as formulas dos sucessos de bilheteria para já formarem uma corrente produtiva. Porém, para minha surpresa, eu entro na faculdade e tenho uma matéria chamada fundamentos da tecnologia audiovisual, onde grande parte do conteúdo era sobre o estudo da estereoscopia, sendo meu professor um doutorando nesse assunto ou seja, ele falou muuuuuuuuito disso durante o semestre. Sinceramente eu, agora, acho isso muito bom, por que a tendência não parou por ai..... o carnaval com transmissão 3D, saída de televisões que suportam o formato, emissoras de TV mudando seu tipo de transmissão.... cada vez mais essa tecnica vem se infiltrando na cultura áudio visual da população. Claro que para se ver um filme em uma tela de alta resolução com projetores polarizados, ainda existe um custo mais elevado no ingresso, assim como adquirir seus óculos pessoais para assistir na sua TV de plasma de 42 polegadas programada para isso.

Certo, calma eu vou explicar tudo o que disse nesse ultimo trecho. O efeito estereoscópico da imagem, ou seja, o efeito ilusório de profundidade e a criação de uma terceira dimensão a foto ou vídeo etc; pode ser formado de 3 formas. Através da polarização de raios de luz, sobreposição de imagens com canais de cor diferentes, e efeito de obturador ótico.O essencial é que você tenha duas imagens em um par estéreo, ou seja, que possuam uma diferença que seja equivalente a distancia entre os seus olhos e o objeto. O que importa é que tendo essas imagens, usar algum desses métodos para formar um sinal só, que passa pelo óculos, o qual muitos se perguntam o que ele faz, formando assim a imagem na sua cabeça. O óculos é um filtro para os padrões de cor, ou para a polarização dos raios de luz, que você ira colocar, ou emitir, em cada foto para separar a visão do olho esquerdo do olho direito, que mandarão a imagem para o cérebro que construirá o efeito. Se pensarmos no método da sobreposição com alteração de cores, também chamado de Anaglifico, teremos dois padrões de cores para sobrepor, elas são a Ciano (verde e azul) com a vermelha e a magenta (vermelha com azul) com a verde. Já o método polarizado é o padrão de mercado hoje.Esse. Esse método é o melhor na construção da imagem, porém é o mais caro, tanto na produção como no armazenamento (imagine você ter de guardar 2 vezes o mesmo filme que costuma ter um tamanho digital enorme em alta resolução, no estado bruto e sem cortes) e muito mais na exibição, pois você irá precisar de dois projetores e uma tela que suporte essa tecnologia. Por isso os preços salgados quando você vai ver um filme do tipo em salas como o IMAX, ou então comprar um televisor desse tipo, ai entrando um pouco da segregação financeira que as novas tecnologias vem trazendo.

Mas isso é uma discussão para outra hora, por que, como eu tive pouco tempo na semana passada e não pude postar aqui no blog, resolvi fazer algo especial para essa semana. Vou ensina-los como, vocês mesmo, podem criar uma foto 3D e sem gastar dinheiro, ou muito pouco. Primeiramente você deve ter algum dispositivo que tire foto, pode ser uma câmera de celular, fotográfica digital não importa só que o estado final da imagem tem de ser digital. Você pegará a câmera , e uma série de objeto s quaisquer e ira coloca-los em cima da mesa ou no chão. Coloquem os objetos em distancias variadas que vão de 50 cm, 1 m, 1,2m e 2m. Utilize uma régua para fazer isso. Também com a ajuda da régua marque dois pontos na superfície escolhida, que se distanciem em 3,3 cm caso queira focar os mais próximos e 6,5 caso queira focar os mais distantes, que é a diferença entre os pontos centrais de seus olhos. Tendo isso, com a câmera apoiada na superfície, e com a lente em uma das marcações tire a foto equivalente ao olho esquerdo, movimente a câmera até a outra extremidade e tire a correspondente ao olho direito. você irá tirar as fotos dos objetos com a câmera paralela a eles. É aconselhável que os objetos não possuam cor vermelha, os motivos para isso levam a uma explicação um pouco grande, portanto isso não vem ao caso agora.

Tendo as imagens você irá coloca-las em um computador e irá nomeá-las como olho esquerdo e olho direito. Se você não gosta de muito trabalho aqui vai uma link com uma série de programas gratuitos que irão fazer todo o processo para você lhe dando o resultado final apenas.

Já quem quer botar a mão na massa, existe um requisito importante, é preciso ter um software de edição de imagens, nos padrões do photoshop para isso, o paint também pode ser usado, mas com resultados precários. Seguindo então, você irá abrir o software e importara as fotos para dentro dele.. Se você tiver usando o photoshop, no canto inferior direito da tela você irá notar uma palheta com os dizeres Channels, ele possui os canais de cor RGB, são os padrões primários de cor de uma imagem digital. Selecionando a palheta você ira ver os canais de coloração da imagem separados em R, G e B. Selecione a foto do olho esquerdo e tire os canais de cor G (verde) e B (azul) , deixando apenas o vermelho, selecione e copie a imagem, depois cole-a sobre posta a do olho direito. Clique com o botão direito na foto e selecione a opção Blending, desselecione o canal vermelho dessa nova foto e pronto, o programa irá sobrepo-las para formar a imagem Anaglifica. Provavelmente ira acontecer uma coisa chamada crosstalk, em que as imagens que você tirou possuem alguma leve diferença assim não se encaixando perfeitamente, isso pode ser corrigido no photoshop mesmo, mas deixemos a perfeição de lado e concentremos nos resultados. Aqui vai um link com um tutorial para construção de um óculos para se ver fotos anaglificas , não escrevo aqui por que se não esse post não iria acabar mais.

Espero que vocês tenham gostado de fazer a foto e que nenhum acidente ocorra, lembrando que na captura da imagem você tem de deixar a lente em um suporte firme, em um mesmo eixo e movimentar de acordo com o explicado. Para maiores informações, temos o Google ai para isso, só digitar esterescopic making e vocês irão ver varias coisas legais. See ya

Nenhum comentário: