Antes de começar este post, devo agradecer ao Leo e ao Vitor por me convidarem para essa experiência de escrever em um blog. Também dizer que, talvez pela falta de prática, meus textos acabem meio mecânicos, fora da linguagem usual que vemos em outros por ai. Mas valerá a pena se, pelo menos, alguns dos que nos derem o prazer de lerem nossos textos, pararem para refletir um pouco no que está escrito, por mais banal que seja o assunto, pois, caso contrario, o blog seria desnecessário. Vamos ao assunto de hoje.
O blogger definitivamente se tornou uma das maiores fontes de informação para a nossa geração internauta e, de certa forma, vem mudando o modo como as pessoas lêem e escrevem na rede. Mas como cada vez mais as pessoas estão com preguiça de ler, ou mesmo, pela desculpa esfarrapada oficial do século, estão “sem tempo” para tanto, acho que o youtube, que essa semana vem completando 5 anos de existência, vai acabar se sobrepondo como Mídia. Claro que as pessoas provavelmente não irão parar de escrever por causa dele, até por que, mensagens rápidas ou instantâneas são mais simples de se fazer escrevendo, vide o twitter, mas o que importa é que, o Youtube já é uma das mais importantes fontes de entretenimento audiovisual na Web. Para quem não vê a importância disso, fica ai uma dica: se informe melhor.

O youtube é um lugar para descobrir, assistir, enviar e compartilhar vídeos, assim diz o letreiro inicial do site, mas, se nós pararmos para pensar ele é bem mais que isso. No youtube ultimamente você pode se informar, aprender, se entreter, pesquisar sobre diversos assuntos que estejam em vídeos. Claro que ele possui, ainda, uma informalidade muito grande, uma falta de “controle” no que diz respeito a como aquilo que passa na pequena tela de streaming vai ser mostrado. Porém ao transmitir imagens de maneira gratuita, com relativa qualidade e de fácil acesso, o veiculo se torna um buraco negro supermassivo de informação. Você digita na área de pesquisa “Iraq war” e obtém links com trechos de reportagens, recentes muitas vezes, de diversos jornais televisivos ou da internet que tenham abordado o assunto, além de outras dezenas de imagens que estejam relacionadas a ele. E não para por ai, se você tem uma banda, além do myspace, é quase obrigatório que você tenha um canal próprio no youtube onde você possa publicar seus vídeos. Muitas bandas da nova geração, nacionais e internacionais, surgiram a partir do youtube, como por exemplo a nova febre entre os adolescentes brasileiros, a banda Restart.

Falando em Restart, o youtube, nesse cinco anos, ficou famoso por criar Hits da internet. A bola da vez é a cobertura não oficialmente publicada da tarde de autógrafos da banda, que acabou virando um show bizarro e cômico de lamurias, com direito a jargões intertextuais e tudo, de fans inconformados da agora ilustre “família” do grupo. Isso acaba mostrando que tudo pode ficar famoso no youtube, ou melhor quase tudo, pois é incrível como o Google, dono dos direitos do site desde 2005, vem conseguindo afastar a pornografia do site.
Vídeos engraçados, inusitados, momentos chave capturados por câmeras de televisão ou amadoras, noticias bombásticas, videoclipes, trailers de cinema, tutoriais (os de maquiagem são os mais famosos)... quase tudo está registrado para ser visto a qualquer momento do dia e da noite.

Mas, particularmente, o que surgiu de mais interessante com o youtube, foi a filosofia do “Do it yourself” ou faça você mesmo, inspirado pela fácil e democrática publicação. A parte da enorme quantidade de besteiras que vemos, coisas realmente criativas e especiais acabam saindo dali, um caso que sempre gosto de lembrar é o do curta metragem “Tapa na Pantera” de Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes. Mesmo que ele tenha entrado na internet sem a autorização dos autores, o vídeo, em questão de semanas teve mais de 235 mil de espectadores, o que na época da publicação(2006) foi um verdadeiro fenômeno.O sucesso do curta foi tanto que, de certa forma, acabou abrindo espaço para seus realizadores em campos maiores de atuação em seus trabalhos. Rafael Gomes e Esmir Filho foram dirigir a série ficcional e educativa do canal cultura chamado “Tudo que é sólido pode derreter”, que é transmitida desde 19 de abril de 2009, e segue com certo sucesso. Além disso Esmir também conseguiu dirigir seu primeiro longa metragem chamado “ Os Famosos e os Duendes da Morte” que teve sua estréia em circuito comercial neste ano.
Enrolações a parte, espero que você, que nunca tinha parado para pensar nisso, veja o youtube não apenas como o lugar onde você pode ver vídeos legais e engraçados, mas também como um meio oportuno de publicar algo seu. É isso que o canal de comemoração de cinco anos do site vem convidando as pessoas a fazer. Gravar videos sobre sua relação com o site .Para quem estiver interessado, aqui fica o link: www.youtube.com/fiveyear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário