
Os países fazem grandes projetos e levam até à FIFA para poderem sediar o torneio, e é claro, não é apenas por amor ao futebol, o principal motivo divulgado pelas candidatas a sede, é o retorno econômico que a nação terá, com propagandas, e turismo, que realmente gera uma enorme renda para a nação, porem, o retorno não é suficiente para cobrir os investimentos, em estádios e infra-estrutura, o que nos mostra que esse não é o real motivo para tanto empenho em receber o evento.
O principal motivo de um país querer receber a copa, é para deixar sua população mais feliz e menos ligadas aos assuntos políticos, ou eleições presidenciais brasileiras em anos de copa é mera coincidência?
É a famosa política do pão e circo, que foi criada no império romano, mais até hoje é seguida por muitos governos, no Brasil, para exemplificar o “pão” nos tivemos o “Bolsa Família”, que em muitos lugares deixou as pessoas acomodadas, e em outros aumentou a corrupção, fazendo com que pessoas que não precisam desse dinheiro o consigam por ter influência, ou outros meios ilegais. E o circo, em muitos países são os eventos esportivos, olimpíadas, olimpíadas de inverno, jogos pan-americanos, copa, ou então shows gratuitos.
Jogadas políticas são necessárias para qualquer governo, porém é triste ver que eventos como a Copa, estão se tornando apenas meios, e que toda a paixão que move o esporte, esteja sendo usada como ferramenta para controlar a população.
P.S.:alguem viu o 7x0 de portugal em cima da coreia do norte hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário